O que é Treinamento Funcional?

O que é Treinamento Funcional?

Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro

www.treinamentomultifuncional.com

O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.

Com esse propósito, o Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a  integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.

Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

Utilizando a periodização proposta pelo NASM ( National American Sports Medicine ) e respeitando a individualidade biológica e a especificidade objetivada de cada um dentro dos princípios do treinamento desportivo, os movimentos que compõem o  Treinamento Funcional , realizados sobre uma biomecânica corporal correta, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.

Utilizando aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, exigirão de maneira mais significativa dos proprioceptores corporais para a execução das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do  Treinamento Funcional é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo. www.treinamentomultifuncional.com

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Melhora do desempenho atlético;
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
  • Melhora da lateralidade corporal;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.

Se deseja mais informações clique no link abaixo:

www.treinamentomultifuncional.com

Similar Posts
Treinamento Multifuncional – Exercícios para Ajuste Postural
Fantástico conteúdo do professor Ms Mauro Guiselini sobre Treinamento Multifuncional – exercícios para ajuste postural. Para ter acesso a mais...
Livro Treinamento Funcional – Artur Monteiro e Alexandre Evangelista
Olá amigos, chegou a nova edição do livro revisada e ampliada (www.phorte.com.br). Um...
Core Training no Futebol – Artigo Científico
Estamos em um momento onde o treinamento funcional transita de uma proposta inovadora baseada em experiências práticas para uma proposta...

52 Comments

  • edmilson lopes disse:

    Olá professor !
    gostaria de conhecer mais afundo
    o treinamento funcional.
    abraços.

  • Cássia Silveira disse:

    Olá, gostei muito da matéria, gostaria de conhecer mais sobre o treinamento funcional.
    Abraços

  • Olá Cássia e Emilson,
    Acessem http://www.arturmonteiro.com.br/livros/ e conheçam nosso livro sobre Treinamento Funcional. Obrigado pelo contato. Oferecemos também cursos de extensão universitária e pós-graduação na Universidade Gama Filho (www.posugf.com.br). Abraços.

  • william rosa correia disse:

    Olá Artur sou seu ex-aluno da FMU turma formada em 2001 noturno. Estou com uma proposta de condicionamento fisico para os pais do colegio em q trabalho e pretendo encaixar exerc de trein func o q vc me orienta p me aperfeiçoar, tem algum curso por aí???
    abraços professor….

  • Marcio Luiz disse:

    Gostaria de saber como faria para trazr um curso básico de treinamento funcional para a minha academia? Qual a disponibilidade e o que é necesário para que um curso desse porte possa realizada. A cidade e no interior de Minas Gerais, Viçosa, e a academia e O Núcleo de Arte e Dança, antecipó agradecimento eaguardo a resposta.

  • Olá Marcio,

    Entrarei em contato por email. Um abraço.

  • Olá Willian,
    Estamos oferecendo vários cursos pela UGF (www.posugf.com.br), tanto extensão como pós-graduação nesta área. Nos encontramos por lá. Um abraço.

  • Eric de Lima disse:

    Gostaria de saber se tem algum curso no momento de treinamento funcional aqui no Rio. Grato desde ja,

  • Olá Eric,
    Infelizmente não temos. Um abraço.

  • Amanda Pereira disse:

    Olá Marcio,
    Gostei muito do que foi falado sobre treinamento funcional, gostaria de saber mais sobre os Beneficios do treinamento funcional para idosos que vai ser minha monografia, fico no aguardo da resposta!
    Abraço.

  • Olá Amanda,
    Recomendo que analise os benefícios da atividade física para a saúde do idoso e faça uma relação com os efeitos do treinamento funcional sobre o organismo. Um abraço.

  • Caro colega boa noite,

    Li e reli o artigo do Sr. Thiago Carneiro e não tenho a convicção de poder responder a quem me pergutar , O QUE É EXERCÍCIO FUNCIONAL?
    Lógico que de forma clara e objetiva. Vc poderia me ajudar?
    Atenciosamente, agardeço.

  • Ednara Martins disse:

    Boa noite,
    fiz um curso de treinamento funcional durante a graduação. Inseri a metodologia em algumas ginásticas coletivas voltada para grupos de terceira idade, e como o próprio nome já diz, foi funcional e válido. Gostaria, se possível, receber alguns materiais e dicas sobre esse assunto. Obrigada, Ednara!

  • Olá Ednara,
    Clique em assuntos (treinamento funcional), tenho uma série de informações que irão ajudá-la. Um abraço.

  • reinaldo amorim disse:

    ola professor sou formado em dança na ufba e gsotaria de fazer a pós-graduaçao,sera que pode mi da mais informaçoes sobre ele

  • Olá Reinaldo,
    As informações estão no site http://www.posugf.com.br (conteúdo programático, professores, carga horária, investimento. locais de curso,etc.). Um abraço.

  • carolina zillio disse:

    Artur,
    Estou procurando uma clinica/studio de treinamento funcional na cidade de São Paulo, e gostaria de saber se você tem alguma para me indicar?
    Obrigada!

  • Adolfo Magno disse:

    Ola Professor Artur
    Me interessei muito sobre o treino funcional, e estou abrindo um studio baseado nesse tipo de treino mas ainda estou no 6 semestre e quero fazer meu TCC dentro do treino funcional gostaria de saber se tem livros e um curso que quero fazer muito moro em Brasilia DF.

    Grato

  • Olá Carolina,
    me envie qual região se encontra. Abraço.

  • Olá Adolfo,
    Já existem alguns livros em português inclusive o meu. Em breve estarei oferecendo um curso em Brasília. Um abraço.

  • Olá professor Artur feliz ano novo. Bom ainda tenho várioas dúvidas sobre o treinamento funcional. Lá no inico do texto é falado o seguinte: “O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular”.
    Bom o SNC como diz logo acima é responsável por organizar os movimentos entre outros..será que em um treino na musculação desde que o aluno bem orientado vendo e executando um movimento correto com uma boa postura lembrando que o abdomen “core” ( precisa está bem contraído) que a respiração precisa está de acordo a execução dos movimentos e contração muscular observar se existe descompensação muscular enfim será que desta maneira com uma melhora coordenativa que é oferecida também na musculação e consequencia disso melhora a força muscular, conscientização corporal eu consigo ver melhora principalmente na postura? Bom essa é mais uma dúvida de várias rss não sei se estou no caminho correto mas acho que este assunto deve ser mais debatido pois como já haviamos conversado estou vendo tanta coisa maluca com o perdão da palavra sendo chamada de treinamento funcional que assusta.

  • Guilherme disse:

    O método é mesmo muito interessante, Arthur. Inclusive, tenho uma amiga personal trainer que recomenda o treinamento funcional pra prevenir lesões nos corredores. Parabéns pelo texto.

    Abs,
    Guilherme

  • Valeu Guilherme. Um abraço.

  • Olá Grimaldo,
    Acredito que seja possível sim. Um abraço.

  • Manuela Leite disse:

    Olá Artur,
    Gostaria de saber se você tem previsão de vir à Recife ministrar um curso sobre este tema.
    Quanto ao texto, muito bom. Uma explicação bem simples sobre o treinamento funcional.
    Abs,

  • marilda disse:

    Fiz cirurgia de obesidade – capella em 2003, pesando 110 kgs. Emagreci , ficando com 58 kgs, Porem agora recuperei 10 kgs, chegando a 69kgs.O que devo fazer? Como o minimo, porem , liquidos e cervejas, tomo exageradamente, é normal esta situação?

  • Olá Manuela, estaremos lançando um curso de pós-graduação em treinamento funcional em Recife pela UGF. Para mais informações acesse: posugf.com.br. Um abraço.

  • Olá Marilda, recomendo que procure seu médico e controle o exagero nas bebidas. Obrigado pelo contato. Um abraço.

  • Manuela Leite disse:

    Obrigada… Vou me informar melhor sobre a pós.
    Att,

  • Olá professor Artur,
    Só vim deixar meu depoimento sobre o curso de pós-graduação em Treinamento Funcional. Se alguém ainda estiver em dúvida entre fazer ou não, eu aconselho fazer. Eu fiz parte da turma que terminou o curso agora em fevereiro de 2011, e posso garantir que o curso me deu outra visão sobre o treinamento funcional.

    Abraço.

  • Valeu Alexandre, obrigado pelo depoimento. Um abraço.

  • Dora disse:

    Gostaria de saber se o treinamento funcional ajuda a enrigecer os músculos femeninos, como glúteo, pernas etc…

  • Parabens professor pelo texto, já organizei dois cursos aqui em recife de treinamento funcional com os professores Maria Claudia Vanicula e Alexandre Evangelista, todos um sucesso total. Predento realizar ano que vem outro evento de funcional aqui em recife, e gostaria de saber de sua disponibilidade em ministrar esse nosso evento. aguardo uma resposta sua por e-mail, agradeço a sua atenção. favor lembraças aos seus amigos professores citados acima.

  • Christiano Broinizi disse:

    Olá Artur. Como estão as coisas. Fiz curso com vc na UMC de Mogi há uns oito ou dez anos atrás. Na época vc era preparador físico do futsal do Corinthians. Hoje tenho uma empresa que cuida de vários setores. Desde G. Laboral, até equipe multidisciplinar incluindo personal. Estamos investindo na empresa no setor de funcional e gostaria , se possível, que vc me enviasse alguma coisa sobre curso aqui em São Paulo, de preferência ministrado por vc, pois já sei a qualidade, e também se tem algum preço diferenciado para empresa dependendo do número de participantes. Obrigado e abraços.

  • ariana disse:

    oi professos; tudo bem ? eu adoro educação física , essa materia é realmente demais , espero q esse texto me ajude no meu trabalho de escola … valeu e até a proxima. beijos***

  • Artur vamos realizar um curso de funcional, aqui em recife. seu nome esta em destaque na nossa agenda, e ai vamos viabilizar este evento. aguardo retorno

  • Olá Jailton, entrarei em contato por email. Abs.

  • Olá Ariana, obrigado pelo comentário. Abs.

  • Pablo disse:

    Prezado Artur;

    Estou lendo a respeito do treinamento Funcional, e discutindo o assunto com colegas… surgiu uma dúvida;
    É possível obter resultados praticando a atividade 01 x por semana? Acredito eu que não.
    Por favor se possível esclarecer essa dúvida por e-mail;

    Grato;
    Abraços,

  • Olá Pablo, não é possível obter resultados não somente para o treinamento funcional mas para qualquer forma de atividade. Abs.

  • Raquel Veloso disse:

    Amei o artigo. Me formei em Vicosa e trabalhei 10 anos nos USA so com treinamento funcional e realmente os resultados sao fantasticos principamente para dores musculares de ma postura e posicoes incorretas de trabalho. Voltei para o Brasil e abri um studio de treinamento funcional mas como estou no interior estou tendo dificuldades de mao de obra qualificada para este tipo de trabalho. Consigo comprar seu livro por algum site para estar fornecendo maior literatura para minha equipe de trabalho> Muito obrigada

  • Olá Raquel, o livro pode ser encontrado pelo no site da editora (www.phorte.com.br). Desejo muito sucesso no seu empreendimento. Abs.

  • You have explained very well. Good work. Keep it up. Thanks for sharing…

  • Sólo quería escribir una rápida no expresar mi agradecimiento por lo que he obtenido de la lectura de este artículo. He encontrado este sitio haciendo una búsqueda en Google y espero que este artículo es representativo de lo más que pueda encontrar en el resto de la página web.

  • carlos eduardo disse:

    Esse forum foi muito esclarecedor…ainda que sou estudante da área…muito obrigado…se puderem me enviar mais informativos sobre diversos …agradeço! divulgarei essa pág. aos meus amigos de faculdade…

  • bom conteúdo, meio ruin de ser enviado com essas perguntinhas!!!!

  • Paula Ramos disse:

    Boa tarde! Artur, estou fazendo pesquisas para minha monografia e gostaria de saber a origem correta do treinamento funcional pois já encontrei várias e não sei qual delas é a mais correta.
    Na grecia antiga durante os jogos olímpicos.
    Desde a humanidade primitiva o homen ja utilizava os movimentos para sobrevivencia.
    Reabilitação de atletas.
    Comprei dois livros seus e gostaria que vc me endica-se outros. Irei escrever sobre o treinamento funcional para crianças e adolscentes.
    Muito obrigada pela atenção!

  • Jõsy soares Oliveira disse:

    QUERIA LIVROS,REVISTAS,DVDS,VÍDEOS, SOBRE TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS, PARA APERFEIÇOAMENTO DOS ESPORTES FEITO POR ELAS, E NO AUXÍLIO DE TREINAMENTO PARA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E CRIANÇAS OBESAS.

  • Adrienne disse:

    It was difficult to find your site in google. You should
    create some hi Pagerank contextual backlinks in order
    to rank your blog. I know – writing articles is very time consuming, but contextual
    backlinks are the best type of backlinks. I know one cool tool that will
    help you to create unique, readable content in minute,
    just type in google – rewriter creates an unique article
    in a minute

  • mzetxgpd27 disse:

    [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=ugg-boot-outlet.html][b]ugg boot outlet[/b][/url] [url=http://www.historiesforkids.com/?page=uggs-outlet-sale.html][b]uggs outlet sale[/b][/url] [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=ugg-outlet.html][b]ugg outlet[/b][/url] The AOP would enable it to provide scheduled air transport services in the country [url=http://www.chocolateregina.com/?page=ugg-boots-outlet.html][b]ugg boots outlet[/b][/url] [url=http://www.doubleeautomotive.com/?page=uggs-outlet-online.html][b]uggs outlet online[/b][/url] [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=ugg-outlet-online.html][b]ugg outlet online[/b][/url]But even though some an all in one four-game suspension would be have matched that relating to Nixon,going to be the combination regarding that and Machado [url=http://www.ctsols.com][b]uggs outlet[/b][/url] [url=http://www.doubleeautomotive.com/?page=uggs-outlet-sale.html][b]uggs outlet sale[/b][/url] [url=http://www.doubleeautomotive.com/?page=ugg-factory-outlet.html][b]ugg factory outlet[/b][/url]Mpay,which of you is always that an having to do with an estimated 1,000 immigrants which of you might not how you can his benefits, said you came for more information regarding going to be the U [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=uggs-boots-outlet.html][b]uggs boots outlet[/b][/url] [url=http://www.ctsols.com][b]uggs outlet[/b][/url] [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=cheap-uggs-outlet.html][b]cheap uggs outlet[/b][/url]They even joined in toward the end, singing along during the chorus [url=http://www.doubleeautomotive.com][b]uggs outlet online[/b][/url] [url=http://www.twirlthegirl.com/?page=ugg-australia-outlet.html][b]ugg australia outlet[/b][/url] [url=http://www.ctsols.com/?page=uggs-outlet-online.html][b]uggs outlet online[/b][/url]

Leave a Reply


Name (required)

Email (required)

Website


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>